- Artigos

O futuro do passado da formação sergipana

Ao saber das declarações do ministro Onyx Lonrezoni, homem forte do governo do presidente Bolsonaro, fiquei estarrecido. Não pela maneira como se referiu ao ensino público superior, e sim à sua desinformação acerca da instituição que há 50 anos, tem dado para nosso estado a formação das mentes pensantes, empreendedoras, desenvolvimentistas e protetoras da sergipanidade.

A única universidade pública de nosso estado tem em seu bojo a história contemporânea de nosso estado, sendo nós o futuro projetado pelos acadêmicos e catedráticos do passado, que viram um Sergipe melhor, mais humano, desenvolvido, rico e produtivo, ao trabalharem para formar cidadãos com capacidade para guiar os destinos de nosso estado, além de trabalhar os avanços da tecnologia e inovação, por meio da pesquisa em todas as áreas. Sergipe merece ser respeitado, tal como a UFS, que é a grande mãe das universidades sergipanas, sendo nossa primeira e ainda maior formadora de brilhantes pensadores que trabalham com o objetivo de fazer nosso estado crescer.

Nosso estado se tornou um polo do ensino superior o Brasil, temos mais de 20 instituições de ensino superior, entre universidades e faculdades, mas todas vieram no bojo da Alma Mater dos sergipanos. Os resultados estão latentes e são claros ao termos mais de 75 mil sergipanos estudando seu curso superior, sendo na UFS, em outras tantas instituições, e em nosso grande orgulho, a UNIT, entidade que cresce e avança por quatro estados, sendo uma das maiores universidades do Brasil. Temos essa grande força, sem dúvida, devido à atuação da UFS em formar e garantir o ensino de melhor qualidade, formando mestres e doutores que perpetuam o conhecimento, dando ao sergipano cada vez mais ufanismo por ser de Sergipe. No momento em que estamos defendendo o produto local, devemos defender as instituições que têm um real papel transformador na vida do nosso estado, a UFS “É de Sergipe” e sempre será prioridade. Somos o presente e a UFS foi, é, e sempre será, o futuro.

Breno França – Presidente do Sincadise

About Breno França

Read All Posts By Breno França