- Notícias

Presidente do Sincadise participa de reunião sobre importação e exportação

O Presidente do Sincadise, Breno França, participou de reunião virtual na manhã do dia 10, com o Secretário da Fazenda Marco Queiroz e o Presidente da Federação do Comércio, o Deputado Federal Laércio Oliveira, para tratar sobre estímulos à comercialização de produtos importados no mercado sergipano.

Esta pauta nasceu de uma demanda das empresas associadas ao Sincadise em 2018, que já comercializam produtos importados dentro do Estado, mas fazem o processo de importação por outros regiões do país e transferem os produtos para Sergipe.

“Solicitei estudo comparativo a assessoria Tributária do Sincadise, para entender os motivos que levam as empresas fazerem o processo de importação por outros Estados e somente depois dessa etapa, transferirem para Sergipe. Percebi logo, pelo estudo competente de Dra Kelly Cardoso e Dra Karyne Cardoso, que Sergipe estava sem conseguir competir nesse mercado em razão de distorções tributárias entre os Estados do Nordeste além de pontos atinentes à infra estrutura portuária local que inviabiliza o desembaraço seja feito em nosso Estado, pois torna a operação importação muito mais onerosa se feita por Sergipe”, disse o presidente do Sincadise, Breno França.

Breno destacou a mediação do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira. “Levamos a demanda ao presidente Laércio Oliveira, que entendeu a legitimidade do pleito do Sincadise e prontamente fez a interlocução com o Estado, através da Sefaz para construir alternativas que possam solucionar esse entrave que irá promover ganho para todos os atores envolvidos nesse mercado: importadores, atacadistas distribuidores, varejistas, consumidor final e o Estado que irá ter sua arrecadação aumentada para investir em educação, saúde, segurança e infra estrutura” , falou.

“A União entre o poder público estadual, representado pela secretaria da Fazenda, na pessoa do secretário Marco Queiroz e iniciativa privada através do Presidente da Fecomércio Laércio Oliveira e da diretoria do Sincadise está permitindo solucionar entrave antigo em um segmento que já existe e é forte aqui no Estado. Todos sairão ganhando com isso, fico Feliz dar minha parcela de contribuição e ajudar nosso Estado a melhorar competitividade das empresas que se reverterá em emprego e geração de riqueza para a população sergipana”, comentou França.

Breno finalizou ressaltando a responsabilidade do Sincadise diante da situação. “O Sincadise está com um dever de casa, através da nossa assessoria técnica e com o apoio da Fecomércio, apresentar soluções para discutir com área técnica da Sefaz, para em conjunto encontrarmos o melhor caminho. Já discutimos algumas possibilidades, estou bem confiante que vai dar certo”, afirmou.

Participaram da reunião, a Superintendente de Gestão Tributária da Sefaz, Dra Silvana Lisboa; o Superintendente da Fecomércio, Mauricio Gonçalves; a Assessora Tributária do Sincadise, Dra Kelly Cardoso; e os consultores especialistas em importação, Marcos Garcez e Luizandre Barreto.

About Hugo Barbosa

Read All Posts By Hugo Barbosa