- Notícias

Vice-presidente da ABAD discute setor atacadista na pandemia

Participando de mais um evento virtual, como representante da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), o vice-presidente Juliano César Souto, discutiu com nomes importantes do cenário nacional do ramo atacadista, sobre o andamento das atividades do setor, na teletransmissão “A Importância Estratégica da Cadeia de Abastecimento Durante e Pós-Pandemia”, realizada pela Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro (ADERJ), em parceria com a ABAD. A discussão foi feita em uma live transmitida pelo Youtube e redes sociais, com a participação do deputado federal Christino Áureo (PP-RJ), relator da Medida Provisória 1045 que cria o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda (BEm).

Juliano César destacou a importância da ABAD e afiliadas em todo o Brasil, lembrando que o setor atacadista distribuidor é uma das atividades econômicas mais importantes do país. “Somos peça fundamental na engrenagem da economia brasileira, hoje 51,2% do que é consumido no Brasil passa pelo setor atacadista distribuidor, atendemos a mais de um milhão de pontos de vendas em todo o país. Nossos produtos estão presentes nas casas de todas as famílias brasileiras. Esse é o nosso diferencial”, afirmou o vice-presidente da ABAD.

O evento, mediado pelo jornalista Sidney Rezende, da CNN Brasil contou com a participação de personalidades importantes no segmento atacadista distribuidor nacional. Além de Juliano César e o deputado Christino Áureo, participaram o anfitrião Joilson Maciel Barcelos Filho, presidente ADERJ, Alessandro Dessimoni, Consultor Jurídico da ABAD e sócio da DBA – Dessimoni & Blanco Advogados.

O consultor jurídico da ABAD, Alessandro Dessimoni, falou sobre a atuação do Comitê Agenda Política, que tem a função de acompanhar os projetos de lei que interferem na atividade do setor, citando alguns exemplos de atuação efetiva da ABAD no legislativo. “O Comitê Agenda Política que mapeia as necessidades do segmento possui vários pleitos prioritários da ABAD e filiadas, entre eles Comercialização de MIPs Medicamentos Isentos de Prescrição no Varejo, Adicional de Periculosidade para Motociclistas e a PLP 05/2021, que solicita a prorrogação dos incentivos fiscais de ICMS por 15 anos para o comércio, e é de suma importância para o setor atacadista distribuidor”, disse.

Christino Áureo ressaltou sua trajetória profissional e política em que sempre defendeu a relevância dos setores produtivos para a economia e desenvolvimento do Brasil. Informou todos os projetos que tem defendido no Congresso Nacional, um deles a MP 1045, em que é relator, que cria o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda (BEm), que preservará cerca de 5 milhões de postos de trabalho.

“Desde 2017 nós defendemos um tratamento igualitário para o setor distribuidor atacadista, elo da cadeia de abastecimento entre a indústria e o varejo, ou seja, o desalinhamento dos prazos de incentivos fiscais não faz sentido. O autor da PLP 05/2021, Efraim Filho, Deputado Federal, Presidente da Frente de Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS) e um dos representantes da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), tem todo o nosso apoio. Eu penso que a economia precisa ser dinamizada e os incentivos vão diminuir o preço dos produtos para o consumidor” conclui o Deputado Federal Christino Áureo.

O presidente da ADERJ, Joílson Maciel Barcelos Filho, agradeceu a todos os convidados “Estou muito feliz com a participação de todos. Deputado Christino Áureo que é um profundo conhecedor do setor Atacadista/Distribuidor que há mais de duas décadas vivencia e defende os pleitos de nosso setor, um guerreiro, conhecedor deste segmento de suma importância para o desenvolvimento de nosso Estado e país. Considero muito positivo o resultado do encontro realizado em conjunto com a nossa associação nacional ABAD” finalizou Joílson Barcelos.

Por Marcio Rocha

About Hugo Barbosa

Read All Posts By Hugo Barbosa